Fraga, Nuno Miguel da SilvaPereira, José SantosRocha, Izabel Cristina Pereira da2019-03-292019-03-292019-03-11http://hdl.handle.net/10400.13/2333O Escotismo hoje é considerado o maior movimento educacional não-formal, que busca desenvolver integralmente crianças e jovens a partir do aprender-fazendo, dotado de flexibilidade adaptativa ao contexto cultural inserido. Sendo assim, esta pesquisa de cunho etnográfico objetivou apresentar indícios de inovação pedagógica na cultura escotista que possam ser transpostas para o âmbito escolar. A investigação ocorreu no 14° Grupo Escoteiro Regimento Guararapes (14° GERG) localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco - Brasil), com foco no Ramo Escoteiro. A coleta de dados submetidos à análise de conteúdo se deu por: observação participante através das anotações de caderno de campo e registros em áudio e imagens fotográficas; entrevistas com o Chefe da Tropa e oito dos escoteiros mais assíduos; além de análise de documentos oficiais da União Escoteira do Brasil (UEB). Dentre os achados de pesquisa, constatamos elementos inovadores que valorizam a dialogicidade e a autorreflexão, bem como um ambiente pedagógico motivador a arte de aprender (Matética) por ser democrático quanto as escolhas das atividades e resolução de problemas, na qual os jovens escoteiros protagonizam o processo de decisão. Com isso, cremos que a filosofia e prática escotista muito pode contribuir para o revigoramento da instituição formal escolar desde as questões de gestão ao processo de ensino-aprendizagem como um todo.Scouting today is considered the largest non-formal educational movement to create integrated elements for children and young people from culturally embedded learning. Thus, this ethnographic research aimed to present evidence of pedagogical innovation in the scottish culture that can be transposed into the school context. The investigation was carried out within the framework of the 14th Scout Regiment Group Guararapes (14 ° GERG) located in the city of Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco - Brazil), focusing on the Scout Branch. The collection of data submitted to content analysis was given by: participant observation through field notebook annotations and audio records and photographic images; interviews with the Chief of the Troop and eight of the most frequent Boy Scouts; besides analysis of official documents of the Brazilian Girl Scout Union (UEB). Among the research findings, we find innovative elements that value dialogue and self-reflection, as well as a pedagogical environment that motivates the art of learning (Matética) because it is democratic as to the choices of activities and problem solving, in which the young Scouts lead the decision-making process. With this, we believe that much skeptical philosophy and practice can contribute to the reinvigoration of the formal school institution from management issues to the teaching-learning process as a whole.porInovação pedagógicaEducação não formalCultura escotistaPesquisa etnográficaPedagogical innovationNon-formal educationCulture scoutEthnographic researchCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisEscotismo e cultura: experiências e saberes etnográficos dos jovens do 14º Grupo de Escoteiros Regimento Guararapes. Uma inovação pedagógica?master thesis202191303