Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaMacedo, Maria das Grotas Pereira Gomes2024-01-092024-01-092022-03-21http://hdl.handle.net/10400.13/5465A presente dissertação se debruça em apresentar os resultados da pesquisa realizada com o objetivo de compreender se as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do Projeto de Leitura da Escola Mandacaru são inovadoras. A evolução da sociedade da informação, cada vez mais requer que o sujeito tenha um conhecimento avançado capaz de suprir as demandas sociais, portanto torna-se necessário que a escola enquanto espaço formativo busque por meio de suas práticas pedagógicas desenvolver ações que permitam uma aprendizagem significativa, visto que a tecnologia tem feito diversas transformações. No entanto é perceptível que a maioria dos espaços escolares ainda não conseguiram acompanhar esses avanços, pois ainda se percebe a presença de práticas apenas tradicionais, por meio de um ensino mecânico, que não dá espaço para os alunos desenvolver seu senso crítico e sua criatividade, formando sujeitos passivos. Portanto, para que se tenham um avanço nos processos educativos, torna-se necessário que professores busque inovar suas ações. Dentro desse contexto, a leitura, por exemplo, tem sido uma das ferramentas colaboradoras no processo de aprendizagem, mas muitas vezes por ser trabalhada de forma mecânica, faz com que muitos alunos perca o desejo de praticá-la. Nesse intuito é que buscamos pesquisar por meio da abordagem qualitativa do tipo etnográfica se as práticas desenvolvidas pelo referido projeto dentro da Escola Mandacaru no município de Juazeiro, Bahia colaboram com o processo de aprendizagem do aluno, a ponto de serem chamadas de práticas inovadoras. Para aprofundarmos e termos certeza dessa existência buscamos fazer um estudo em teóricos que discutem o conceito de inovação pedagógica e o conceito e importância da leitura. E por meio da Observação Participante e Entrevista etnográfica buscamos verificar com os alunos do 7º ano do Ensino fundamental, professores e coordenação como é desenvolvido esse projeto de leitura. A partir da análise do conteúdo colhido pode-se conceber que as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio das ações do projeto tem contribuído com a formação social e aprendizagem significativa dos alunos, pois estes tem espaço para escolher o material a ser lido, criar produções cênicas como peças teatrais, desenvolver rodas de poesias, criarem rodas de leituras em grupo, além disso estão sendo ativos quando se trata de visitação a biblioteca. Como consequência deste projeto os alunos tem sentindo-se motivados a desenvolverem leituras sem ser por exigência da escola, isso representa uma autonomia no seu processo formativo.The present dissertation has as objective to present the research’s results realized with the purpose of comprehend if the pedagogical practices developed by the Reading Project of Mandacaru School as innovative. The evolution of the informed society, increasingly requires that the subject have an advanced knowledge able to supply the socials demands, therefore becomes necessary that the school as formative space seeks by its pedagogical practices to development actions that allow a significant learning, since the technology has done different transformations. However, it is perceptible that most of school spaces still cannot follow these advances, because until the present moment it can be noticed the presence of traditional practices only, by a mechanical education, which does note give space to the students develop their critical sense and creativity, forming passive subjects. Therefore, for an advance in the educational processes it becomes necessary that the teachers seek to innovate their actions. In this context, the reading, for example, has been one of the contributor tools in the learning process, but most of the time, for being worked in a mechanical way makes that lots of students lose their interest in practice it. To this end is that we seek to research by the qualitative ethnographic approach if the practices developed by the referred project inside the Mandacaru School in municipality of Juazeiro Bahia corroborate with the student learning process, to the point of being called innovative practices. To go deeper and make sure of the existence we seek to do a study based on theorists that discuss the concept of pedagogical innovation and the importance of reading. And by the Participant Observation and Ethnographic Interview we try to verify with the students of 7th grade of Elementary School, teachers and coordination how is developed this reading project. By the analysis of the content obtained it is conceived that the pedagogical practices developed by the project actions has contributed with the social formation and the students significant learning, because they have the space to choose the material to be read, to create scenic productions, to develop poetry circles, to create group reading circles, and, besides that they are been actives when comes to the library visitation. As consequence of this project the students has been feeling motivated to develop readings that are not required by the school, that’s represent a autonomy in their formative process.porAprendizagemLeituraInovação pedagógicaLearningReadingPedagogical innovationCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisLeitura na Escola Municipal Mandacarumaster thesis203447123