Oliveira, Gilvando Inácio deBrazão, José Paulo Gomes2022-07-262022-07-262022Oliveira, G. I., & Brazão, J. P. G. A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT). Revista Tempos e Espaços em Educação, 15(34), e17503-e17503. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17503http://hdl.handle.net/10400.13/4465This article aims to report the possibilities of change in school practices of the Project Laboratory of New Times - (PLNT), linked to the formative actions of the NGO - CEAP (Centre for Studies and Pedagogical Advice), based in Salvador da Bahia. The Laboratory is dedicated to the construction of innovative methodologies, appropriating itself to a pedagogical practice centred on creativity, protagonism, self-didacticism, problem-solving capacity and autonomy in students' learning. We used a qualitative methodology. It was found that the project's formative actions broke the traditional practices and played an active role in the socio-political reality of the students, connecting all pedagogical actions with global events. The pedagogical action of learning with technological mediation, valued the students' socio-educational context and their possibilities of emancipation.Este artigo pretende relatar as possibilidades de mudança das práticas escolares do Projeto Laboratório dos Novos Tempos – (PLNT), vinculado às ações formativas da ONG - CEAP (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), sediado em Salvador da Bahia. O Laboratório se dedica à construção de metodologias inovadoras, se apropria de uma prática pedagógica centrada na criatividade, no protagonismo, no autodidatismo, na capacidade de resolução de problemas e na autonomia da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa. Constatou-se que a ações formativas do projeto quebraram as práticas tradicionais e protagonizaram a realidade sociopolítica dos alunos, conectando todo fazer pedagógico com os acontecimentos globais. A ação pedagógica da aprendizagem com a mediação tecnológica, valorizou o contexto socioeducacional dos alunos e as suas possibilidades de emancipação.porLearningTechnological mediationEmpowermentPedagogical practicesPedagogical innovationAprendizagemMediação tecnológicaEmpoderamentoPráticas pedagógicasInovação pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisA educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)Education in times of change: the contributions of the laboratory project for the new times (PLNT)Educación en tiempos de cambio: los aportes del proyecto de laboratorio para los nuevos tiempos (PLNT)journal article10.20952/revtee.v15i34.17503