Machuca, Jaqueline Castilho2023-01-252023-01-252022http://hdl.handle.net/10400.13/4962Dirigido por Maggie Gyllenhaal, o filme A filha perdida, adaptado do romance homônimo escrito por Elena Ferrante, narra as férias de Leda, uma professora universitária que questiona a própria maternidade ao entrar em contato com uma jovem mãe e sua filha. Em um incômodo jogo de espelhos, a protagonista mergulha em seu passado, expondo gradativamente sua biografia e surpreendendo o espectador com revelações familiares. A proposta dessa recensão é analisar o longa-metragem na chave da alteridade e discutir as motivações das personagens a partir do encontro e do conflito de gerações, sobretudo na perspectiva das ambivalências da maternidade. Temas como envelhecimento, liberdade sexual feminina, casamento, emergem da narrativa cinematográfica, lançada em 2021, e protagonizada por Olivia Colman. Um dos objetivos é examinar o filme com vistas ao O segundo sexo, de Simone de Beauvoir (2019), para quem a mulher não nasce mulher, torna-se mulher, já que as pressões sociais e os ajustes demandados pela configuração patriarcal delineiam o feminino.Directed by Maggie Gyllenhaal, the movie The lost daughter, adapted from homonymous novel written by Elena Ferrante, narrates Leda´s vacation, a College Professor who questions her own maternity when she gets in touch with a young mother and her daughter. Inside an uncomfortable game of mirrors, the protagonist dives into her past, gradually exposing her biography, surprising the spectator with family revelations. This review proposal is to analyse the film in the key of otherness and discuss the characters motivations from the meeting and the generations conflict, especially regarding to motherhood ambivalences perspective. Topics such as aging, female sexual freedom, marriage, emerge from the cinematographic narrative, released in 2021, and starring Olivia Colman. One of the goals is to examine the film using the book The second sex, by Simone de Beauvoir (2019), for whom a woman is not born a woman, she becomes a woman, since the social pressures and the adjustments demanded by the patriarchal configuration delineate the feminine.porA filha perdidaCinemaMaternidadeFemininoMovieMotherhoodFeminine.Faculdade de Artes e HumanidadesA filha perdida, de Maggie Gyllenhaal: alteridades e ambivalênciasjournal article10.34640/universidademadeira2022machuca