Capelo, Maria Regina Teixeira FerreiraPocinho, Margarida2014-10-132014-10-132010Capelo, R. & Pocinho, M. (2010). Adaptação de uma escala de avaliação do engagement no trabalho do professor (UWES). In Contributos da psicologia em contextos educativos: actas do I Seminário Internacional, Braga: Universidade do Minho, 2010 (1068-1074). ISBN 978-972-8746-87-2978-972-8746-87-2http://hdl.handle.net/10400.13/636Este estudo avalia as dimensões do engagement que os professores utilizam para lidar com o seu trabalho docente. Para a avaliação das dimensões utilizou-se a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) elaborada por Schaufeli e Bakker (2003), distinguindo-se as variáveis vigor, dedicação e absorção. Os resultados obtidos nesta investigação (N=54) coincidem com estudos anteriores quanto à consistência interna das três subescalas, que é estável e satisfatória. Revelam também que a UWES apresenta-se como um instrumento válido e adequado para ser utilizado em investigações futuras.porAvaliação do engagementEngagement no trabalhoProfessoresAdaptação da escala de engagement.Centro de Ciências SociaisCentro de Artes e HumanidadesAdaptação de uma escala de avaliação do engagement no trabalho do professor (UWES)conference object