Sousa, Maria da Conceição Figueira dePinto, Cristina Maria Vieira Paulos2016-03-312016-05-012013-10http://hdl.handle.net/10400.13/1113O presente relatório procura divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas no infantário “O Girassol” e na Escola Básica com Pré-Escolar da Nazaré, práticas desenvolvidas de acordo com o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira. Em cada valência procedeu-se à planificação semanal das atividades, desenvolvendo-se posteriormente uma reflexão, com bases teóricas, que procurou fundamentar/esclarecer as intervenções desenvolvidas à luz das teorias atuais de educação e de acordo com as nossas conceções pedagógicas. As práticas iniciaram-se com uma observação participante que nos permitiu verificar/constatar alguns dos problemas/dificuldades das crianças/alunos. Posteriormente à definição das estratégias/metodologias de intervenção, optou-se, na valência de creche, por realizar uma avaliação semanal com o intuito de verificar se o grupo se encontrava a desenvolver/trabalhar as dificuldades/problemas detetados. Já no 1.º Ciclo, procurou-se desmistificar o chavão da avaliação, procedendo-se à verificação dos conhecimentos com o recurso a estratégias lúdico didáticas.porBem-estarImplicaçãoAprendizagens ativasAprendizagens significativasCooperaçãoGrupos heterogéneosAvaliaçãoPrática pedagógicaEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisRelatório de estágio realizado no infantário “O Girassol” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazarémaster thesis