Cavalcante, Julia2024-09-272024-09-272021http://hdl.handle.net/10400.13/5842Este trabalho tem como objetivo uma análise e articulação sobre os dispositivos do chamado Pré-Cinema, em particular, o zootrópio, e a utilização do loop, em produções artísticas contemporâneas. São aqui analisadas as instalações Transgressões (2017), de Nalini Malani, e Circuladô (2011), de André Parente. Ambos os artistas retomam a técnica da zootropia, assim como as possibilidades e o potencial narrativo do loop em suas obras, relendo-os como recursos para uma linguagem artística contemporânea.This work aims to analyse and articulate the devices of the so-called Pre-Cinema, in particular, the zoetrope, and the use of the loop in contemporary artistic productions. The installations Transgressões (2017), by Nalini Malani and Circuladô (2011), by André Parente. Both artists return to the technique of zootropy, as well as the possibilities and narrative potential of loop in their works, rereading them as resources for a contemporary artistic language.porCinemaPré-cinemaLoopZootrópioNalini MalaniAndré Parente.Faculdade de Artes e HumanidadesLoop e dispositivos do pré-cinema na Arte Contemporâneajournal article10.34640/universidademadeira2021cavalcante