Sousa, Jesus Maria2020-07-162020-07-162019A regulação da profissionalidade docente em andamentos / Jesus Maria Sousa. - In: O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada / org. Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2019. - ISBN 978-989-54390-1-0. - p. 70-84.http://hdl.handle.net/10400.13/2851Na lógica de uma perspetiva comparada, proponho-me trazer à discussão alguns recortes, a que chamarei de andamentos (musicais), sobre a regulação da profissionalidade docente, ligada à concepção de Professor em diferentes momentos históricos: ultrapassado o andamento adagio, em que não existe nenhuma diferenciação profissional propriamente dita, refletiremos, como andante, sobre a Ratio Studiorum, enquanto conjunto de regras determinantes do perfil do Professor religioso; abordaremos, como allegro, o tempo das Reformas Pombalinas e de instabilidade política do período que se seguiu; como presto crescendo e ritardando, o tempo da Primeira República; retornando ao adagio e ao andante durante o Estado Novo, para dar lugar ao allegro desencadeado pela Revolução de Abril, intensificado pela engrenagem eficientista e pela regulação externa do TALIS - Teaching and Learning International Survey 2013, da OCDE. Veremos então como dos instrumentos de regulação e controlo nos diversos andamentos, emergem determinados perfis docentes.porProfissão docenteProfessoresHistória da educaçãoEducação.Faculdade de Ciências SociaisA regulação da profissionalidade docente em andamentosbook part