Sousa, Jesus Maria2022-05-052022-05-052018Sousa, J. M. (2018). Uma escola que se esgotou. Mátria Digital, (6), 826-829.http://hdl.handle.net/10400.13/4251O artigo pretende demonstrar a inadequação da escola que temos, nascida no seio da Revolução Industrial, aos tempos que estamos a viver. Partindo da caracterização da modernidade nos planos económico, político, organizacional e pessoal, é patente a conformidade da escola e da “gestão científica” do ensino, através do seu currículo tecnológico, à ambiência fabril da época do seu nascimento. Mas, num quadro de transição paradigmática em que nos encontramos, curiosamente desencadeada ao nível das ciências “duras”, é cada vez mais evidente o desfasamento do saber monolítico e fragmentado que a escola persiste em veicular através do currículo oficial, num ordenamento linear, hierarquizado e territorializado do conhecimento. Dizemos, por isso, que está esgotado o atual modelo de escola num contexto de pós-modernidade.porEscola fabrilModernidadePós-modernidadeComplexidade.Faculdade de Ciências SociaisUma escola que se esgotoujournal article