Candeias, Adelinda Araújo2021-07-122021-07-122021Adelinda Araújo Candeias (2021). Preservação cognitiva em adultos idosos. In Joaquim Pinheiro (coord.), Olhares sobre o envelhecimento. Estudos interdisciplinares, vol. I, pp. 297- 308. DOI: 10.34640/universidademadeira2021candeias ISBN: 978-989-8805-63-8http://hdl.handle.net/10400.13/3542Objetivo: Compreender a preservação das funções cognitivas e executivas em adultos idosos em função da prática de canto coral, da idade e da escolaridade Método: Estudo transversal, quantitativo e correlacional com uma amostra de conveniência constituída por 40 adultos idosos (entre 65-90 anos), com e sem práticas de canto coral. Foi utilizado o Mini-Mental State Examination (MMSE) para a avaliação das capacidades cognitivas. Realizou-se a comparação de médias entre grupos e as variáveis – nível de escolaridade, idade e os resultados do MMSE – bem como correlações entre estas. A finalizar analisámos o poder preditivo associado à prática coralista, à escolaridade e à idade nas capacidades cognitivas. Resultados: Verificou-se, na comparação de médias efetuada que os indivíduos que mantém atividade de canto coral apresentam melhores resultados dos que os outros indivíduos. Com base nos resultados a escolaridade e a prática de canto coral emergem como preditores -importantes do funcionamento executivo e como fatores protetores da preservação da cognitiva. Conclusão: Presume-se, então, que o desenvolvimento e a preservação cognitiva, estimulados pela escolaridade e pela prática de canto coral, constituem fatores de bem-estar cognitivo e qualidade de vida em adultos mais velhos.Objective: To understand the predictive effect of the practice of choral singing on cognitive and executive skills in elderly adults. Method: Cross-sectional, quantitative, and correlational study with a convenience sample of 40 elderly adults (aged 65-90 years), with and without choral singing practices. Mini-Mental State Examination (MMSE) was used to assess cognitive abilities. A comparison of means between groups and the variables - level of education, age, and MMSE results - was carried out, as well as correlations between them. Finally, we analysed the predictive power associated with choral practice, schooling, and age in cognitive abilities. Results: It was found that elderly adults with choral singing practice presented better results than the other elderly adults. Based on the results, schooling and the practice of choral singing emerge as important predictors of executive functioning, as well as protective factors of cognitive preservation. Conclusion: It is presumed, then, that cognitive development and preservation, stimulated by schooling and the practice of choral singing, are factors of cognitive well-being and quality of life in older people.porReserva cognitivaPreservação cognitivaDeclínio cognitivoCanto coralAdultos idososCognitive reserveCognitive preservationCognitive declineChoral singingElderly adults.Faculdade de Artes e HumanidadesPreservação cognitiva em adultos idososbook part10.34640/universidademadeira2021candeias