Antunes, Ana Maria PereiraMacedo, Ana Carolina Chaves2018-10-042018-10-042018-04-20http://hdl.handle.net/10400.13/2104A relação entre inteligência e criatividade é uma temática que tem despertado o interesse de diversos autores, sendo que ao longo do tempo foram diversas as investigações realizadas com o objetivo de perceber que relação existe entre estes construtos. A partir da revisão da literatura, onde os resultados não são consensuais, este estudo pretende contribuir para o estudo sobre a relação que existe entre a inteligência e a criatividade. A amostra é constituída por 108 alunos de uma escola do 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira (RAM), com uma média de idade de 14 anos, sendo 54 alunos do sexo masculino e 54 do sexo feminino. Os alunos estavam distribuídos por turmas de 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, sendo que 83 frequentam turmas do ensino regular e 25 frequentam turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA). A recolha dos dados foi realizada a partir da aplicação das Matrizes Progressivas de Raven (MPR), de uma prova de criatividade verbal (Herranz & Borges, 2016), do Career Occupational Preference System Interest Inventory (COPS) e de uma ficha de dados sociodemográficos. Os resultados apontam para uma correlação significativa positiva entre: os resultados das MPR e o resultado total da prova de criatividade, e as dimensões fluência e originalidade; e entre criatividade e rendimento escolar dos alunos, e interesses vocacionais artísticos. Também se verifica que: o sexo feminino e os alunos de 8º ano obtêm melhores resultados para a criatividade, mas não existem diferenças conforme a idade; o tipo de turma regular obtém uma média superior para as MPR e para a originalidade. Os resultados deste estudo são discutidos e comparados com as informações recolhidas de outros estudos, sendo também apresentadas limitações e recomendações para estudos futuros.The relationship between intelligence and creativity is a theme that has attracted the interest of several authors, and over time several investigations have been carried out with the objective of understanding what relationship exists between these constructs. From the literature review, where the results aren’t consensual, this study intends to contribute to the study about the relationship that exists between intelligence and creativity. The sample consisted of 108 students from a school of the 2nd and 3rd cycles in the Autonomous Region of Madeira (RAM), with an average age of 14 years, and with 54 male students and 54 female students. The students were distributed by classes of 7th, 8th and 9th grades, with 83 attending regular classes and 25 attending classes of Alternative Curricular Course (PCA). The data collection was performed using Raven’s Progressive Matrices (MPR), a verbal creativity test (Herranz & Borges, 2016), the Career Occupational Preference System Interest Inventory (COPS) and a socio-demographic data sheet. The results point to a significant positive correlation between: MPR results and the total result of the creativity test, and the dimensions fluency and originality; and between creativity and school performance, and artistic vocational interests. It is also verified that: female and 8th grade students obtain better results for creativity, but there are no differences regarding age; the regular class type has a higher average for MPR and originality. The results of this study are discussed and compared with information collected from other studies, and limitations and recommendations for future studies are also presented.porInteligênciaCriatividadeInteressesRendimento escolarIntelligenceCreativityInterestsSchool performancePsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesRelação entre inteligência e criatividade: estudo com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico portuguêsmaster thesis201930382