Brazão, José Paulo GomesLira, Ivone Sofia Ribeiro2015-12-022016-01-052015-02http://hdl.handle.net/10400.13/926O presente relatório de estágio de mestrado foi elaborado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o culminar da prática pedagógica que foi desenvolvida na valência de Pré-Escolar na EB1/PE de São Martinho, e na valência de 1.º Ciclo na EB1/PE do Palheiro Ferreiro, refletindo algumas das vivências e das experiências que ocorreram. Relativamente ao corpus teórico, este foca uma componente teórica e científica, onde consta o enquadramento teórico, dando particular atenção à construção da identidade profissional, aliada a uma atitude reflexiva e investigativa, um enquadramento metodológico, privilegiando a metodologia de investigação-ação e os pressupostos teóricos que sustentaram toda a prática. De seguida, é abordada a componente destinada à práxis pedagógica, estando esta centralizada na Relação Família-Escola e na alimentação saudável relativamente ao contexto do Pré-Escolar, e no trabalho cooperativo no contexto do 1.º Ciclo. As estratégias utilizadas em ambas as valências passaram, essencialmente, pelo recurso a uma metodologia participativa, ativa e construtiva.porPré-escola1.º CicloInvestigação-açãoAlimentação saudávelRelação família-escolaAprendizagem cooperativaEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis