Pombo, Dora AguinRodrigues, Domingos Manuel MartinsCorreia, Anísia Soraia Abreu2016-08-052016-09-052016-02http://hdl.handle.net/10400.13/1226O presente relatório descreve, de forma contextualizada e globalizante, as práticas educativas desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária de Francisco Franco e na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no âmbito do Mestrado em Ensino da biologia e da geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estágio pedagógico comtemplou quatro áreas de atuação: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. O trabalho desenvolvido, nas diferentes áreas, obedeceu a uma planificação, operacionalização e uma constante reflexão da prática educativa efetivada. A realização do estágio pedagógico é uma componente importante na formação profissional e pessoal, pois permite ao professor estagiário a aquisição de competências pedagógicas, científicas e éticos profissionais, características fundamentais para uma prática crítica, integradora, reflexiva e de qualidade.porEstágios pedagógicosEnsino das ciênciasBiologiaGeologiaEnsino Básico 3.º CicloEnsino SecundárioEstudos de casoEscola Secundária de Francisco FrancoEscola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEscolas Básicas integradasEscolas SecundáriasEstabelecimentos de ensinoFormação de professoresReflexãoPrática letivaPrática pedagógicaEnsino-aprendizagemEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Faculdade de Ciências da VidaRelatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária de Francisco Franco e Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarcomaster thesis