Fernandes, Elsa2023-02-062023-02-061997Fernandes, E. (1997). O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula. Análise Psicológica, 15(4), 563-572.http://hdl.handle.net/10400.13/5001A análise de modos de trabalho cooperativo na aula de Matemática pode dar um contributo relevante para o conhecimento da actividade matemática escolar dos alunos. Neste texto, um episódio extraído de uma aula de sétimo ano de escolaridade, em que os alunos trabalhavam cooperativamente, é analisado. O resultado mostra como é que os alunos interagem com os outros elementos da pequena comunidade, quando trabalham cooperativamente e como é que esse Processo os ajuda a construir conhecimento matemático.The analyses of ways of cooperative work in mathematics classroom can bring a relevant contribution to the knowledge on school mathematics activjty. One episode, extracted from a lesson where 7th grade students worked cooperatively, is analysed in this paper. The results show how within cooperative work students interacted with each other in a small community and how this process helped them in the understanding and making-sense of mathematical knowledge.porAprendizagemTrabalho cooperaitivoMatemáticaLearningCooperative workMathematics.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaO trabalho cooperativo num contexto de sala de aulajournal article