Fermé, Eduardo LeopoldoTeixeira, Mariana Patrícia Barros2017-05-032017-06-032016-12-21http://hdl.handle.net/10400.13/1524O principal fundamento desta dissertação centra-se num estudo sobre a incorporação de agentes virtuais, com deficiências motoras, num determinado ambiente, utilizando a linguagem Behavior Markup Language. Numa primeira fase, efetuámos a seleção de algumas linguagens que se adequavam melhor ao objetivo pretendido e, em simultâneo, estudámos os ambientes em que se podiam utilizar. Em seguida, tornou-se necessário averiguar quais seriam as deficiências que se adequavam melhor a essa incorporação. Logo, adotámos algumas estratégias utilizando funções já existentes no software Smartbody. Para finalizar, foi elaborada uma análise de todos os prós e contras das estratégias abordadas, onde o foco foi sempre colocado em deficiências motoras reais.The main goal of this dissertation was based on a study about the incorporation of virtual agents with motor disabilities in a given environment using the Behavior Markup Language. Initially, we selected some languages that were better suited for the intended purpose and, simultaneously, we studied the environments in which they could be used. Then it became necessary to find out which were the disabilities that best suited this incorporation. Therefore, we have adopted some strategies using functions that already exist in the Smartbody software. Finally, it was elaborated an analysis of all the pros and cons of the strategies discussed, where the focus was always placed on realistic motor disabilities.porCiências da computaçãoLinguagens formaisBehavior Markup LanguageAgentes virtuaisDeficiências motorasComputer scienceFormal languagesVirtual agentDisabilitiesMatemática.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDefinição de funções primitivas em behavior markup languagemaster thesis201614340