Mateus, Samuel2020-09-302020-09-302012MATEUS, SAMUEL (2012). O arquétipo publicitário. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, 19(3),630-643.[fecha de Consulta 29 de Septiembre de 2020]. ISSN: 1415-0549. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=4955/495551012003http://hdl.handle.net/10400.13/2909Procurando ampliar a ideia de um princípio de publicidade para além da sua estrita modelização crítico-política, considera a qualidade pública como uma constante universal da vida social em todas as culturas humanas. É precisamente pelo fato da publicidade se assumir como uma dimensão comunicacional fundamental da organização das sociedades que ela é aqui perspectivada enquanto pilar arquétipo. O arquétipo publicitário leva-nos, assim, a apreender a publicidade não apenas segundo as suas atualizações históricas de acordo com um funcionamento sócio-antropológico primordial que as diferentes sociedades, em cada época, tratam de operacionalizar.porPrincípio de publicidadeEsfera públicaArquétiposSócio-antropologia da comunicaçãoPublicnessPublic sphereArchetypesCommunication anthropology.Faculdade de Artes e HumanidadesO arquétipo publicitárioThe archetypal publicnessjournal article