Barreto, Mary Alejandra LuizQuintal, Filipe Magno GouveiaPinto, Roberto José Rodrigues2025-12-052025-12-052025-10-10http://hdl.handle.net/10400.13/7491O aumento da população animal e o crescente número de animais perdidos ou sem lar têm colocado uma pressão significativa sobre as organizações de bem-estar animal, dificultando a recuperação rápida e eficiente destes animais e afetando negativamente o seu bem-estar. Embora as redes sociais sejam amplamente utilizadas para partilhar informações sobre animais desaparecidos e sem lar, apresentam limitações devido à saturação de conteúdo e às mudanças nos hábitos dos utilizadores. Este estudo apresenta a PetFlag, uma plataforma digital concebida para centralizar a publicação de animais perdidos ou encontrados, promover a adoção e sensibilizar para o bem-estar animal. A PetFlag pretende colmatar lacunas nas ferramentas digitais, criando um diretório abrangente de serviços e permitindo a denúncia de maus-tratos ou negligência às autoridades competentes. A plataforma procura estabelecer parcerias com associações de proteção animal, clínicas veterinárias e entidades governamentais. Entrevistas realizadas a tutores de animais, profissionais veterinários, representantes de associ ações de proteção animal, entidade governativa e um inquérito a organizações sem fins lucrativos revelaram problemas significativos: falta de responsabilidade, consciência cívica e uma aplicação ineficaz da legislação. A informação fragmentada e a ausência de uma centralização eficaz dificul tam a recuperação eficiente de animais perdidos e sem lar, aumentando os tempos de espera para os cuidados necessários. A PetFlag surge como uma solução para estes desafios, oferecendo uma plataforma integrada que reforça a proteção e recuperação animal, promovendo, em última instância, um impacto positivo no bem-estar dos animais.The increasing animal population and the growing number of lost or homeless pets have placed significant pressure on animal welfare organizations, hindering the quick and efficient recovery of these animals and negatively affecting their well-being. Although social media is widely used to share information about missing and homeless animals, it faces limitations due to content sa turation and shifting user habits. This study introduces PetFlag, a digital platform designed to centralize the publication of lost or found animals, promote adoption, and raise awareness about animal welfare. PetFlag aims to address gaps in digital tools by building a comprehensive service directory and enabling reporting of mistreatment or neglect to relevant authorities. The platform seeks to establish partnerships with animal welfare associations, veterinary clinics and government entities. Interviews with pet owners, veterinary staff, animal association representatives, and a survey to nonprofit animal organizations revealed significant issues: a lack of responsibility, civic awareness, and ineffective legal enforcement. Fragmented information and poor centralization hin der the efficient recovery of both lost and homeless animals, increasing wait times for necessary care. PetFlag emerges as a solution to these challenges, offering an integrated platform to enhance animal protection and recovery, ultimately promoting a positive impact on animal welfare.porAnimais perdidosAbandono de animaisBem-estar animalSensibilizaçãoEmpatiaProteção animalLost animalsAnimal abandonmentAnimal welfareAwarenessEmpathyAnimal protectionEngenharia Informática.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaPetFlag: plataforma digital para o bem-estar animalmaster thesis204058902