Radeta, MarkoQuintal, FilipeFaria, João Alexis Gordinho2022-06-222022-06-222022-04-20http://hdl.handle.net/10400.13/4342With global warming being contested outside the scientific community, the an thropogenic impact is recognized by the overwhelming carbon dioxide produc tion, which causes acidity to the world’s oceans. World nations fail to reach a consensus on mitigating climate change. While there are numerous techniques in aspiring pro-environmental behaviors, one of them is using persuasive inter actions and persuasive technologies. This dissertation seeks to use persuasion to provoke sustainable actions in users using interactive technologies. The dissertation expands the well-known Persuasive Systems Design framework and leverages it further with the Peak Shift Effect (PSE) principle as an artistic experience. The experimental val idation procedure of such a novel model is built using interactive Projection Mapping (PM) and, in particular, motion capture. Users are asked to toss litter items into the animated, anthropomorphic bin. The dissertation compares the role of an introduced PSE element and the role of design against interactive design in persuading people to be more pro-environmentally oriented.Com o aquecimento global sendo contestado fora da comunidade científica, o impacto antropogénico é reconhecido pela produção avassaladora de dióxido de carbono, que causa acidez nos oceanos do planeta. As nações mundiais não con seguem chegar a um consenso para mitigar as mudanças climáticas. Embora existam inúmeras técnicas para aspirar a comportamentos pró-ambientais, uma delas é o papel de interações persuasivas e tecnologias persuasivas. Esta disser tação busca utilizar a persuasão como meio de provocar ações sustentáveis nos utilizadores, por meio de tecnologias interativas. Esta dissertação expande a con hecida estrutura Persuasive System Design (PSD) e alavanca-a ainda mais com o princípio do Peak Shift Effect (PSE) como experiência artística. O procedimento de validação experimental de tal modelo é construído usando mapeamento de projeção interativa e, em particular, captura de movimento, onde os utilizadores são solicitados a jogar os itens de lixo no caixote do lixo antropomórfico ani mado. A dissertação compara o papel do elemento PSE introduzido, bem como o papel do design com o design interativo em persuadir as pessoas a serem mais pró-ambientais.engTecnologia persuasivaDesign de sistemas persuasivosMapeamento de projeção interativoMudança de comportamentoCaptura de movimentoSistema socio-técnicoPersuasive technologyPersuasive system designInteractive projection mappingBehavior changeMotion captureSocio-technical systemInformatics Engineering.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaPersuasive technologies for increasing of pro-environmental behaviorsmaster thesis203026306