Santos, NatalieBranco, SusanaFreitas, LéniaGonçalves, LilianaFranco, GlóriaBeja, Maria João2019-10-112019-10-112012Santos, N., Branco, S., Freitas, L., Gonçalves, L., Franco, G., & Beja, M. J. (2012). Burnout e o psicólogo educacional: o caso da RAM. 12º Colóquio de Psicologia e Educação, 596-611.http://hdl.handle.net/10400.13/2554A Síndrome de Burnout é considerada um fenómeno dos tempos modernos, ostentando um lugar de destaque nas profissões que envolvem o apoio e a prestação de cuidados a outros indivíduos. A profissão de psicólogo, pelas suas especificidades, enquadra-se nos grupos de risco de desenvolvimento do Burnout daí a pertinência da investigação nesta área de forma a conhecer a realidade e posteriormente proceder ao desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção. O presente estudo equaciona um modelo integrado de Burnout e objetiva analisar os níveis de Burnout e os fatores que influenciam esta síndrome num grupo de 27 psicólogos educacionais, da educação especial. Como instrumentos de medida foram utilizados o Questionário de Stress nos profissionais de Saúde (QSPS) e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (SMBM) traduzida e adaptada por Gomes (2012). Através dos resultados obtidos verificou-se que a maior parte dos psicólogos apresenta baixos níveis de Burnout mas que outra parte significativa apresenta níveis médios a elevados, demonstrando uma heterogeneidade de resultados. Relativamente aos fatores que mais contribuem para o aumento dos níveis de stress, revelaram-se mais expressivos os aspetos relacionados com a carreira e a remuneração e o excesso de trabalho.porSíndrome de BurnoutBurnoutPsicólogos educacionaisEducação especialMadeira (Portugal).Faculdade de Artes e HumanidadesBurnout e o psicólogo educacional: o caso da RAMconference object