Emonts, Anne MartinaDias, Teresa Maria de Moura Portugal NortonOliveira, Luísa Marta Nunes2025-05-202025-05-202025-02-19http://hdl.handle.net/10400.13/7280As artes performativas, particularmente no caso do teatro musical são, por excelência, suporte e veículo transmissor de múltiplas linguagens artísticas em estreito diálogo colaborativo e transdisciplinar, onde corpo, palavra, imagem e som, se interligam para dar origem a uma obra artística de campo expandido, com características de hibridez. Este trabalho de investigação foca-se na análise da peça de teatro musical Ezequiel (2021), de Norberto Cruz, um espetáculo que nasce na Associação de Bandolins da Madeira, fundada em 2000, e que, a partir de 2019, passou a produzir espetáculos, através do trabalho colaborativo entre indivíduos e instituições diversas, com recurso a linguagens que incluem tecnologias de multimédia (com certa interatividade), no campo visual do cenário e na construção virtual dos múltiplos espaços que compõem a narrativa das obras apresentadas. Ezequiel (2021) é um exemplo de espetáculo de teatro-tecnologia (Pimenta, 2022), que reúne diferentes disciplinas e áreas artísticas em palco, com especial enfoque no teatro como campo expandido, pelo uso de tecnologias multimédia interativas – projeção de imagens com capacidade de interatividade pelas personagens, som surround, resultando numa obra artística híbrida e com características (algo) imersivas, tanto para os seus intervenientes diretos (atores, bailarinos e músicos), como para o público.The performing arts, particularly in the case of musical theater, are, par excellence, a support and vehicle for transmitting multiple artistic languages in a close collaborative and transdisciplinary dialogue, where body, word, image and sound interconnect to give rise to artistic work in the field. expanded, with hybrid characteristics. This research work focuses on the analysis of the musical theater play Ezequiel (2021), by Norberto Cruz, a show that was born in the Madeira Mandolin Association, founded in 2000, and which, from 2019, started producing shows, through collaborative work between individuals and different institutions, using languages that include multimedia technologies (with a certain interactivity), in the visual field of the scene and in the virtual construction of the multiple spaces that make up the narrative of the works presented. Ezequiel (2021) is an example of a theater-technology show (Pimenta, 2022), which brings together different disciplines and artistic areas on stage, with a special focus on theater as an expanded field, through the use of interactive multimedia technologies – projection of images with capacity of interactivity by the characters, surround sound, resulting in a hybrid artistic work with (somewhat) immersive characteristics, both for its direct participants (actors, dancers and musicians), and for the public.porLinguagens artísticas híbridasTransdisciplinaridade colaborativaTeatro musicalEzequiel (2021)Teatro em campo expandidoInterfaces teatro-tecnologiaHybrid artistic languagesCollaborative transdisciplinarityMusical theaterTheater in an expanded fieldTheater-technology interfacesGestão Cultural.Faculdade de Artes e HumanidadesLinguagens artísticas híbridas e gestão de processos colaborativos em artes performativas: O Caso de Ezequiel (2021), de Norberto Cruzmaster thesis203943155