Camargo Júnior, Ivo DiRibeiro, João Vítor Zanato de Carvalho2021-12-212021-12-212021http://hdl.handle.net/10400.13/3924Tendo em vista os estudos bakhtinianos, encaramos o objeto fílmico como um importante parceiro dialógico. Assim, ao se reconhecer o cinema como produtor de discursos, a análise fílmica aparece como elemento de relevância na sociedade contemporânea, já que nossas sociedades contemporâneas são bombardeadas, diariamente, por turbilhões de imagens. Dessa forma, elegemos o filme Tudo sobre minha mãe, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, como mola propulsora de reflexões sobre gênero, sexualidade e diversidade. É através da alteridade, a qual se efetiva por meio do reconhecimento do objeto fílmico como o Outro com quem se dialoga, que tais reflexões encontram solo fértil para germinar.In view of Bakhtinian studies, we regard the filmic object as an important dialogical partner. Thus, when recognizing cinema as a discourse producer, film analysis appears as an element of relevance in contemporary society, since our contemporary societies are bombarded, daily, by eddies of images. In this way, we chose the film All about my mother, by spanish filmmaker Pedro Almodóvar, as the driving force behind reflections on gender, sexuality, and diversity. It is through otherness, which takes effect through the recognition of the filmic object as the Other with whom we dialogue, that such reflections find fertile soil to germinate.porCinemaTudo sobre minha mãePedro AlmodóvarGéneroSexualidadeDiversidadeGenderSexualityDiversity.Faculdade de Artes e HumanidadesO cinema como parceiro dialógico: Tudo sobre minha mãe e a discussão sobre gênero, sexualidade e diversidadejournal article10.34640/universidademadeira2021camargoribeiro