Lopes, HelderGouveia, ElvioCorreia, AnaAlves, RicardoPrudente, JoãoFernando, CatarinaRodrigues, Ana2020-06-172020-06-172020A cultura motora como polo atractor da mudança da escola / Hélder Lopes... [et al.]. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p.152-158.http://hdl.handle.net/10400.13/2809A dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.porEducação físicaDesportoEscola.Faculdade de Ciências SociaisA cultura motora como polo atractor da mudança da escolabook part