Balsas, Carlos2023-07-312023-07-312023Carlos Balsas (2023), “Paisagem Carioca em Transformação. Pão e Carnaval no Porto Maravilha do Rio de Janeiro”, TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º7 - Paisagens Vulneráveis, Paisagens Resilientes | Vulnerable Landscapes, Resilient Landscapes, Funchal: UMa-CIERL/CMF/IA. 10.34640/universidademadeira2023balsashttp://hdl.handle.net/10400.13/5301Os eventos são oportunidades para reconstruir e promover cidades (BALSAS, 2004). A perplexidade subjacente a este ensaio é a necessidade de documentar como é que estratégias urbanas são frequentemente apropriadas, repetidas, e implementadas de forma “copy paste”, independentemente do lugar (BALSAS, 2005). O Porto Maravilha foi realizado na área portuária do Rio de Janeiro em antecipação aos Jogos Olímpicos de 2016. Este ensaio aponta momentos no planeamento, implementação, e resultados preliminares do programa Porto Maravilha. Embora a metáfora do “pão e carnaval” possa ser utilizada para analisar o urbanismo empresarial, aqui é de ressalvar as idiossincrasias da cultura brasileira (BALSAS, 2017). Apesar do icónico Museu do Amanhã lembrar o centro de transportes do World Trade Center em Manhattan, o evento também celebrou a indigeneidade brasileira retratada na evolução da interface terra-água, nas funções portuárias, nas identidades locais, e na herança afro-brasileira.Events are unique opportunities to reconstruct and promote cities (Balsas, 2004). The puzzlement underpinning this essay is the necessity to document how urban strategies are appropriated, repeated and implemented in a “copy paste” manner, independently of the place where they occur (Balsas, 2005). The Porto Maravilha took place in Rio de Janeiro’s harbor front in anticipation of the 2016 Olympic Games. This essay points out moments in the planning, implementation and preliminary results of Porto Maravilha. Although the metaphor “bread and carnival” can be utilized to analyze entrepreneurial urbanism, here it is important to emphasize the idiosyncrasies of the Brazilian culture (Balsas, 2017). Moreover even though the iconic Museu do Amanhã reminds us of the World Trade Center transport hub in Manhattan, the event also celebrated Brazilian indigeneity portrayed in the land-water interface, port and stevedore functions, local identities, and the Afro-Brazilian heritage.porEventosJogos OlímpicosPaisagem urbanaRio de Janeiro (Brasil)BrasilEventsOlympic GamesUrban landscape.Faculdade de Artes e HumanidadesPaisagem Carioca em transformação. Pão e carnaval no Porto Maravilha do Rio de Janeirojournal article10.34640/universidademadeira2023balsas