Quintal, T.Oliveira, R.Gaspar, A.Oliveira, R.Pestana, M.Gouveia, E.2020-09-042020-09-042018Contributos do modelo de competência no ensino dos jogos desportivos de invasão nas aulas de educação física = Contributions of the competence model in the teaching invasion games in the physical education context / T. Quintal... [et al.]. - In: Livro de Atas Seminário Internacional Desporto e Ciência 2018. - Funchal: Universidade da Madeira, 2018. - ISBN 978-989-8805-38-6. - p. 165 -172.http://hdl.handle.net/10400.13/2873Este estudo tem por objetivos descrever o Modelo de Competência nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão (MCJDCI) e discutir os seus contributos no ensino dos jogos. Os jogos ocupam um lugar de destaque no curriculum da Educação Física. Isto deve-se sobretudo ao facto dos jogos terem um valor próprio que extravasa aspectos sociais, culturais e morais da sociedade. Contudo, o tratamento pedagógico dado aos jogos é problemático. Além dos jogos serem ensinados à margem dos requisitos e qualidades que perfazem a ideia do lúdico (o jogo), as aulas são caracterizadas por abordagens sequenciais, superficiais, descontínuas. Neste sentido, o MCJDCI apresenta um grande potencial no combate às problemáticas apresentadas. Os estudos revelam que uma abordagem centrada no MCJDCI, além de incrementar a responsabilidade e autonomia nos alunos, torna-os melhores ao nível da execução das habilidades, decisões táticas e envolvimento em jogo. No entanto, mais investigação sobre o MCJDCI em diferentes contextos e atividades de ensino são necessárias para melhor perceber o impacto do MCJDCI no contexto da Educação Física.porJDC-IModelo de competência nos jogos desportivos coletivos de invasãoEducação física.Faculdade de Ciências SociaisContributos do modelo de competência no ensino dos jogos desportivos de invasão nas aulas de educação físicaContributions of the competence model in the teaching invasion games in the physical education contextbook part