Brito, SandraCorreia, Ana LuísaCarvalho, Maria Luísa2017-12-062017-12-062016978-989-8805-10-2http://hdl.handle.net/10400.13/1720Neste artigo pretendemos analisar a temática da lecionação das Atividades Rítmicas e Expressivas (ARE) nas aulas de Educação Física (EF). No contexto atual da EF, muitos professores não abordam esta matéria nas suas aulas por um vasto leque de motivos. Após a aplicação dos questionários, verificámos que dos 33 professores inquiridos, 17 lecionam ARE nas aulas de EF, apresentando como principais limitações a motivação dos alunos e a dificuldade em operacionalizar os conteúdos do PNEF, adaptando-os ao nível de aprendizagem dos alunos. Já quanto aos professores que não lecionam esta matéria nas suas aulas, 14 dos inquiridos apresentam como principais motivos a formação insuficiente e a falta de bases na relação música-movimento. Dos 159 alunos inquiridos, 97 referem já ter abordado ARE em aulas de EF e 62 alunos afirmam nunca terem tido esta experiência. Os que tiveram essa experiência afirmam terem sentido vergonha a dançar e os que nunca tiveram referem, na sua maioria, que não gostariam de ter. Para este último resultado, apresentam como motivos o terem pouco à vontade em dançar com os colegas e o facto de considerarem que não é uma matéria de ensino interessante.porAtividades rítmicas e expressivasEnsinoProfessoresAlunos.Faculdade de Ciências SociaisARE em âmbito escolar: problemas e possíveis soluçõesbook part