Carvalho, Renato GilNovo, Rosa Ferreira2022-09-272022-09-272013Carvalho, R. G., & Novo, R. F. (2013). Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência. Avaliação Psicológica, 12(1), 27-36. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027504005http://hdl.handle.net/10400.13/4659Neste estudo, analisamos a relação entre as dificuldades interpessoais na adolescência e dimensões estruturais e clínicas da personalidade, avaliadas pela versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participaram neste estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar, construído para esta investigação. De acordo com a frequência reportada de dificuldades interpessoais, sobretudo em contexto escolar, constituíram-se dois grupos de estudantes, os quais foram comparados nos resultados do MMPI-A. As análises multivariadas (MANOVAs) revelaram diferenças significativas entre os grupos nas dimensões que sugerem perturbações de personalidade. Os resultados são analisados numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade na vida escolar na adolescência e na distinção de padrões mais ou menos adaptativos de comportamento.In this cross-sectional study we analyse the relationship between interpersonal difficulties in adolescence and personality clinical and structural dimensions, assessed through the Portuguese version of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participants were 351 ninth to twelfth grade students (ages 14-18), who were distributed by two groups, according to their reported frequency of interpersonal problems, mostly in school context. Instruments were the Portuguese version of the MMPI-A and the School Path Questionnaire, which was created for this investigation. Multivariate statistical analysis (MANOVA) reveals significant differences between the groups of frequency of interpersonal difficulties in MMPI-A personality dimensions and in the clinical profile. Results are analyzed on a perspective that emphasizes the importance of personality in school life and in the distinction of more or less adaptive behavior patterns.porDificuldades interpessoaisPersonalidadePercurso escolarAdolescentesMMPI-AInterpersonal difficultiesPersonalitySchool pathwayAdolescents.Escola Superior de Tecnologias e GestãoCaracterísticas da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescênciajournal article