Brazão, PauloDias, Alfrancio FerreiraMendonça, AliceCardoso, Lívia de Rezende2020-11-202020-11-202020Brazão, P., Dias, A. F., Mendonça, A., & de Rezende Cardoso, L. (2020). Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 24(2), 571-592.http://hdl.handle.net/10400.13/2996Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.Since 2003, the existence of a line of research in Pedagogical Innovation at the Education Research Center of the University of Madeira, has made it possible to expand scientific production in this area. After that time, there is an urgent need to systematize the identity aspects, the epistemological elements and good practices recognized as innovative for the field of pedagogy and Education. This article presents the Pedagogical Innovation project: Identity, Theory and Practices (IPITP) and characterizes the scientific production in the Pedagogical Innovation area of the PhD course at the University of Madeira (PT). We conclude that the researchers are mostly female and of Brazilian nationality. The most investigated themes are those that have a greater relationship with the school space and make evident the presence of cultural invariants that hinder pedagogical innovation. The knowledge derived from these researches shows the perfusion between theory and practice well combined with the descriptive research method used.porInovação pedagógicaProdução científicaIPITP.EducaçãoPedagogical innovationScientific productionEducation.Faculdade de Ciências SociaisCaracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da MadeiraCARACTERIZACIÓN DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA EN EL ÁREA DE INNOVACIÓN PEDAGÓGICA DEL CURSO DE DOCTORADO EN LA UNIVERSIDAD DE MADEIRACHARACTERIZATION OF SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE PEDAGOGICAL INNOVATION AREA OF THE PhD COURSE AT THE UNIVERSITY OF MADEIRAjournal article10.22633/rpge.v24i2.13742