Nóbrega, JoséNóbrega, AdéritoAlves, Ricardo2018-07-272018-07-272017978-989-8805-16-4http://hdl.handle.net/10400.13/2064O judo é reconhecido pela UNESCO como modalidade de utilidade mundial na formação do ser humano pois representa um ótimo método de desenvolvimento motor da criança e contribui para a educação e formação baseadas no bem-estar físico e psicológico. Mas as lutas/desportos de combate, dos quais fazem parte o Judo, são um dos conteúdos do ensino escolar cuja abordagem conta com mais resistência por parte dos professores de Educação Física. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi contextualizar e justificar a lacuna existente na inserção das lutas na disciplina de Educação Física bem como apresentar possíveis estratégias que visem a introdução efetiva do judo no ensino escolar. Para isso foi realizado um enquadramento teórico no qual foram abordadas questões como a compreensão das lutas, as lutas e a cultura corporal, o ensino das lutas na escola e ainda as lutas nas três dimensões dos conteúdos. Concluiu-se que é consensual a inserção das lutas como um conteúdo importante nas aulas de Educação Física sendo que, para isso, é fundamental os professores compreenderem a importância da inserção desta temática e dos seus conteúdos na escola.porJudoLutasDesportos de combateEnsino escolarEducação física escolar.Faculdade de Ciências SociaisIntrodução do judo no ensino escolar: a educação física escolar e o conteúdo dos desportos de combateIntroduction of Judo in school education: scholar physical education and the content of combat sportsbook part