Spínola, HélderCarreira, Sílvia Mateus2021-04-052021-04-052021978-989-54390-4-1http://hdl.handle.net/10400.13/3235A cada dia desafiamos os limites da sustentabilidade ambiental, impondo novas fronteiras para o consumismo desenfreado e colocando em causa a nossa sobrevi vência. Adicionalmente, as nossas vidas estão cada vez mais imersas na tecnologia e na ciência, sem que, muitas vezes, as compreendamos. Atualmente, o nosso quo tidiano torna necessárias decisões e escolhas informadas pois, caso contrário, não será possível à sociedade ultrapassar os desafios que se colocam. Neste contexto surge o conceito de Literacia Científica que evoca o conhecimen to e o entendimento da ciência, nas suas conceções e processos, proporcionando a capacidade de questionar e fazer escolhas informadas. Qual o papel de cada in divíduo face às alterações climáticas? Que soluções adotar para combater o exces so de desperdício? Como prevenir infeções e bactérias multirresistentes? Quais os princípios de funcionamento das tecnologias presentes no nosso dia a dia? Como distinguir crenças de factos científicos? Quais os limites da Ciência? Qual o papel do Professor na educação na Literacia Científica? Face aos inúmeros desafios co locados, é importante analisar o papel da ESCOLA e do PROFESSOR na forma como prepara futuros cidadãos para um futuro incerto. Este livro estende e aprofunda o debate propiciado pelos trabalhos apresentados no XV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Ma deira (CIE-UMa), que decorreu no Funchal a 30 e 31 de janeiro de 2020, e pretende propiciar um espaço de partilha e discussão sobre a importância da educação na promoção da Literacia Científica, estabelecendo um paralelismo com as linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional. Desejamos que a edição deste livro se traduza em um contributo para uma maior compreensão e valorização da literacia científica na nossa sociedade, e seja uma referência no seu ensino e aprendizagem. Esperamos que as ideias, reflexões, partilhas e propostas reunidas neste livro, se libertem com cada um dos seus leito res e se reproduzam socialmente, contribuindo, através de um melhor uso e enten dimento quotidiano da ciência, para uma sociedade mais SUSTENTÁVEL.porLiteracia científicaEnsinoAprendizagem.Faculdade de Ciências SociaisLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianobook10.34640/universidademadeira2021spinolacarreira