Martins, Celina2022-02-012022-02-012021http://hdl.handle.net/10400.13/4030A análise comparatista incide nos contos “O embondeiro que sonhava pássaros” de Mia Couto e “Um oriental na vastidão”, de Milton Hatoum, reflectindo sobre o modo como os protagonistas estabelecem ligações com o Diverso, construindo identidades rizomas (Glissant, 1990) na dinâmica da Poética da Relação. A narrativa de Couto explora um imaginário mítico que valoriza a metamorfose do sujeito em árvore como forma de transcendência, ao passo que, em Hatoum, o cientista japonês, inscrito na noção do exota de Segalen (1978), cria a conexão fusional com a natureza amazónica como novo lugar de pertença numa perspectiva de regeneração.This comparative analysis focuses on the short stories “The Baobab Tree that dreamt of Birds”, by Mia Couto, and “An Oriental in the Wilderness”, by Milton Hatoum, so as to examine the manner in which the characters establish connections with Diversity, building rhizome identities (Glissant, 1990) in the dynamics of the Poetics of Relation. Couto’s narrative explores a mythical ideal that values the metamorphosis of the subject into a tree as a form of transcendence, whereas in Hatoum, the Japanese scientist, inscribed on Segalen’s (1978) notion of the exota, creates a fusional connection with the Amazonian nature as a new place of belonging in a perspective of regeneration.porMia CoutoMilton HatoumDiversoIdentidade rizomaGlissantSegalenTranscendênciaO embondeiro que sonhava pássarosUm oriental na vastidãoDiversityRhizome identityTranscendence.Faculdade de Artes e HumanidadesO apelo do diverso nos contos de Mia Couto e Milton Hatoumjournal article