Rodrigues, LilianaBrazão, Paulo2020-03-052020-03-052009978-989-95857-2-0http://hdl.handle.net/10400.13/2770Este livro resulta de uma compilação de conferências e comunicações, realizadas no âmbito do IV COLÓQUIO CIE-UMa, dedicado ao tema Políticas Educativas: Discursos e Práticas. A necessidade de discutir as políticas educativas surge numa altura em que a contestação dos professores é inequívoca e onde os discursos não coincidem com as práticas. Como Fino afirma no documento de abertura deste colóquio, em “menos de meio século e 28 (vinte e oito) ministros da educação depois, há quem afirme que o paciente (o sistema educativo) agoniza. É claro que também há quem afirme que nunca estivemos tão bem, pelo menos a contar com as evoluções nos índices mais recentemente divulgados, os quais, alegadamente, demonstram o fim da derrapagem e o início de uma recuperação que, todavia, continua longe de ser evidente, para muitos.” Este livro pretende ser um contributo de diversos investigadores, e em particular do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, CIE- UMa, às entidades responsáveis pelas políticas de educação em Portugal. Acima de tudo, acreditamos que a investigação em educação deve ser ouvida pelos decisores das políticas educativas, numa reflexão que se quer séria em nome de um dos bens fundamentais das sociedades contemporâneas, a saber, a educação.porPolítica de educaçãoEnsino SuperiorEducaçãoAbandono escolarInsucesso escolarSucesso escolar.Faculdade de Ciências SociaisPolíticas educativas: discursos e práticasconference object