Gomes, Maria Lurdes de Caires Luís Ascensão2011-05-122011-05-122006http://hdl.handle.net/10400.13/145A supervisão pedagógica, no âmbito da formação inicial de professores, é entendida como o trabalho desenvolvido pelo supervisor (na Região Autónoma da Madeira mais comummente conhecido como orientador de estágio) junto dos estagiários nas escolas. Assim sendo, tentámos inteirar-nos sobre a supervisão pedagógica efectuada ao 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário na Região Autónoma da Madeira. Para tal entrevistámos os supervisores em exercício de funções, no ano lectivo de 2002/2003, para indagarmos das suas representações sobre a sua prática supervisiva. Partimos para o nosso trabalho com o referido objectivo, orientados pela legislação vigente, e sobretudo, por uma literatura especializada em supervisão pedagógica nomeadamente na definição do seu raio de acção, nos modelos e práticas supervisivas, na função do supervisor, nas estratégias activas de formação e nas concepções pedagógicas do estágio.porFormação inicialFormação de professoresEstágio pedagógicoSupervisorOrientação de estágioSupervisãoPráticas supervisivasMadeira (Portugal).Centro de Ciências SociaisAs práticas supervisivas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário na Região Autónoma da Madeiramaster thesis