Rodrigues, Ana J.2017-12-072017-12-072014978-989-8805-00-3http://hdl.handle.net/10400.13/1725Durante a última década, tem­se assistido a um crescente interesse no estudo da aptidão física pela comunidade científica, tal é indissociável da sua íntima relação com diversos indicadores de saúde. Da diversidade de métodos de avaliação da aptidão física, a bateria de testes motores Fitnessgram, pelo seu caracter prático, por permitir uma análise normativa e por orientações programáticas do PNEF, tem predominado como protocolo de avaliação da aptidão física no meio escolar. Com este trabalho, pretende se refletir sobre a avaliação da aptidão física no meio escolar, nomeadamente através da bateria de testes Fitnessgram, bem como apresentar algumas estratégias e instrumentos complementares. Pretende­se deste modo, abordar questões metodológicas, organizacionais, de análise e divulgação de resultados associadas a avaliação da aptidão física, muitas vezes referenciadas pelos docentes de Educação Física como limitações a aplicação da bateria de testes Fitnessgram. Neste contexto, várias estratégias e ferramentas têm sido desenvolvidas no seio da comunidade escolar, das quais são exemplo a conceção e desenvolvimento de bases de dados, criação de sites e de relatórios individuais através de funcionalidades do Word, soluções com um custo reduzido e enquadradas com a atual conjuntura. No entanto, mais do que um indicador de saúde e um instrumento de planificação, a bateria de testes Fitnessgram afirma­se como um instrumento de promoção de um estilo de vida ativo através do desenvolvimento de competências de avaliação, interpretação e planificação de programas de atividade física entre os adolescentes e jovens.porAdolescentesAptidão físicaCriançasEscola.Faculdade de Ciências SociaisAptidão física na escolabook part