Fino, Carlos Nogueira2018-10-312018-10-312017Fino, C. N. (2018). Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável. Revista de Estudos Curriculares, 2(8), 3-13.2183-8755http://hdl.handle.net/10400.13/2134A partir de uma compreensão da polissemia da palavra currículo, fundamentada na leitura pessoal de autores como A. V. Kelly (1980), Harold R. W. Benjamin (1939), Louis Althusser (1995), Bourdieu e Passeron (1970), Henry Giroux (1986), Doll (1993, 2002) e Hamilton (2003) entre outros, o artigo discute a diferença de natureza entre currículo e pedagogia e procura mostrar como não faz qualquer sentido juntar na mesma frase essas duas palavras, a não ser, como exemplos de contrários. Trata-se de uma abordagem teórica, elaborada por uma não curriculista, que tem como pano de fundo a génese e desenvolvimento da escola de massas, convertida em habitat “natural” do currículo.porCurrículoPedagogiaInovação pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisCurrículo e inovação pedagógica: a mistura improváveljournal article