Gouveia, Maria Fernanda Batista PestanaFernandes, Carina Aveiro2016-10-062016-11-062015-10http://hdl.handle.net/10400.13/1247O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a práxis desenvolvida e as experiências das crianças do infantário “ Golfinho II” na sala das Ovelhinhas e na EB1/PE da Achada no 2.ºB. Este reflete todo o caminho percorrido durante o estágio final, expondo um enquadramento teórico e metodológico que foi a base para o desenvolvimento da prática pedagógica. Este ambiente de aprendizagem e de intervenção baseou-se na aprendizagem cooperativa e pela ação onde a criança foi coconstrutora das suas explorações e aprendizagens e o adulto o orientador das mesmas. Na construção do percurso educativo a práxis desenvolvida ao longo dos estágios fundamentou-se numa visão reflexiva, recorrendo a investigação- ação como uma metodologia privilegiada, uma vez que esta permitiu assumir uma postura critica e autorreflexiva sobre ação e da ação.Com base nesta metodologia planeou-se os pressupostos educativos que pretendiam estimular o desenvolvimento e as competências das crianças, disponibilizando novas estratégias de ensino-aprendizagem, a nível do contexto educativo e da inovação pedagógica. Acresce referir que o presente relatório expõem a fundamentação teórica e intencionalidade educativa da ação pedagógica no ciclo de observação, de ação e reflexão, ações que se relevam essenciais para a construção da identidade profissional.porCiências da educaçãoAprendizagemInvestigação-acçãoPedagogiaInovaçãoTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaEscola EB1/PE da AchadaInfantário Golfinho IEstágios pedagógicosRelatórioEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º CicloAprendizagem pela açãoAprendizagem cooperativaEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisRelatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho Imaster thesis