Sousa, SanchoRodrigues, NunoRebelo, Teresa2020-11-252020-11-252019Sousa, Sancho & Rodrigues, Nuno & Rebelo, Teresa. (2019). Robustez mental no ensino superior: dimensionalidade, fiabilidade do mental toughness index e análise da sua validade para a predição da intenção de abandono = Mental toughness in higher education: validity of the mental toughness index for predicting college students dropout. Psicologia, Educação e Cultura, 23(2). 127-145.http://hdl.handle.net/10400.13/3002A robustez mental representa um construto que tem vindo a receber interesse no âmbito da investigação recente a respeito dos antecedentes psicológicos do desempenho individual nos contextos educativos. O presente estudo desenvolve-se ao nível do ensino superior e foca-se na análise das características psicométricas do Mental Toughness Index (Gucciardi, Hanton, Gordon, Mallet, & Temby, 2015), um dos instrumentos mais utilizados na mensuração deste construto. Tendo por base uma amostra de 152 estudantes universitários, os resultados mostraram-se convergentes com a investigação internacional, revelando que o MTI possui uma estrutura unifatorial e adequada consistência interna. Os resultados evidenciaram ainda que a robustez mental constitui um preditor relevante da intenção de abandonar o ensino superior. As principais implicações destes resultados são apresentadas e discutidas.porRobustez mentalEnsino superiorValidadeFiabilidadeAbandonoMental toughnessHigher educationValidityReliabilityDropout.Faculdade de Artes e HumanidadesRobustez mental no ensino superior: dimensionalidade, fiabilidade do mental toughness index e análise da sua validade para a predição da intenção de abandonoMental toughness in higher education: validity of the mental toughness index for predicting college students dropoutjournal article