Antunes, Ana PereiraXavier, JoanaAlmeida, Ana Tomás2020-11-102020-11-102015Antunes, A. P., Xavier, J., & Almeida, A. T. (2015). Educação parental: estudo exploratório em um grupo de dança inclusiva. Psicologia: teoria e prática, 17(1), 72-84.http://hdl.handle.net/10400.13/2964Neste trabalho avaliamos a eficácia do programa de educação parental Grupo Laços de Inclusão, implementado numa associação de arte inclusiva. Participaram no estudo 11 pais (três pais e oito mães) de crianças/jovens (nove com necessidades especiais e dois sem necessidades especiais) que frequentavam um grupo de dança inclusiva na Região Autónoma da Madeira (Portugal). Realizou-se uma avaliação pré-teste e pós- -teste, cujos resultados parecem apontar para uma diminuição das perceções do stress global dos participantes, da exigência associada à interação com a criança e do nível de saúde dos pais que poderá interferir na relação com os filhos. Apesar de os resultad os serem promissores nestas dimensões, são apresentadas algumas reflexões e limitações a ter em conta em futuras intervenções de educação parental.This paper evaluates the effectiveness of a parent training program, Grupo Laços de Inclusão (Bonds of Inclusion Group), implemented in an association of inclusive art. In this study participated 11 parents (three fathers and eight mothers) of children/youngsters (nine with special needs and two without disabilities) attending an inclusive dance group in Madeira Island (Portugal). It was carried out a pre-test and a post-test evaluation. The results show a decrease in the parents’ perceptions of global stress, demand associated with the interaction with the child, and parents’ health that could interfere with the relationship with the children. Despite the promising results, we present some reflections and limitations to take into consideration in future parent education interventions.porEducação parentalParentalidade positivaEficácia do programaNecessidades especiaisInclusão socialParent trainingPositive parentingProgram effectivenessSpecial needsSocial inclusion.Faculdade de Artes e HumanidadesEducação parental: estudo exploratório em um grupo de dança inclusivajournal article10.15348/1980-6906/psicologia.v17n1p72-84