Almeida, António2022-06-072022-06-072010Almeida, A. (2010). Turismo rural e diversificação de mercados: uma solução para o rejuvenescimento do destino. In 16º Congresso da APDR (pp. 2771-2778). ISBN 978-989-96353-1-9http://hdl.handle.net/10400.13/4314A maioria dos destinos turísticos tradicionais no eixo Mediterrâneo/Atlântico enfrenta desafios decorrentes de terem atingido o estágio de maturação numa lógica do life cycle de Butler. Em consequência tem sido desenvolvido esforços no sentido de permitir um rejuvenescimento dos destino via emergência de novos segmentos de mercado tais como o eco-turismo, turismo de saúde, etc. No entanto tais esforços de diversificação enfrentam dificuldades adicionais no contexto insular devido a restrições geográficas, i.e., os diferentes segmentos de mercado tem de evoluir num espaço geográfico limitado, tornando difícil a construção de imagens diferenciadas. Baseado na análise de uma amostra representativa de turistas utilizadores da oferta do turismo rural e da oferta hoteleira tradicional na Madeira, e na consequente análise estatística multivariada dos factores cognitivos e emocionais que se considera afectar ambos os segmentos, é possível concluir que a capacidade de geração de novos turistas necessita de uma avaliação mais pormenorizada. Os resultados sugerem que apenas um esforço concertado de construção de uma imagem diferenciada do sector do turismo rural poderá permitir multiplicar a procura neste segmento em particular. Esta comunicação contribui para a literatura relativa à imagem do destino assumindo como hipótese de partida que os diferentes segmentos que partilham um determinado espaço geográfico insular delimitado por definição partilham similaridades em termos de factores de atracção.porTurismo ruralDiversificação de mercadosMadeira (Portugal).Faculdade de Ciências SociaisTurismo rural e diversificação de mercados: uma solução para o rejuvenescimento do destinoconference object