Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasFigueira, Anita Sofia Pestana2020-01-212020-01-212019-10-03http://hdl.handle.net/10400.13/2684Nos últimos anos, investigadores e diversos agentes da área da Psicologia e da Educação, têm-se debruçado sobre a necessidade de avaliar e adaptar o sistema de ensino convencional. Diferentes modelos pedagógicos enfatizam uma educação que vá para além da aquisição de conhecimentos e de capacidades cognitivas dos alunos e que promova todo um desenvolvimento do aluno nas suas múltiplas dimensões. Todavia, devido à dispersão de modelos pedagógicos, torna-se necessário conhecer sob uma perspetiva científica quais os possíveis caminhos a percorrer para que possamos preparar as atuais crianças e jovens para um futuro imprevisível. Com o objetivo de reunir um conhecimento científico mais profundo acerca dos múltiplos fatores psicológicos (de ordem cognitiva, afetiva, motivacional e desenvolvimental) mediadores do processo de ensino-aprendizagem de quatro pedagogias conhecidas, nomeadamente a Educação Positiva, a Pedagogia de Waldorf, o Método Montessori e a Escola da Ponte, utilizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura que contemplou uma amostra final de trinta e um artigos científicos e dissertações publicadas no período entre 2001 e 2017. Após a identificação e interpretação dos fatores psicológicos e psicopedagógicos comuns das diversas pedagogias foi elaborado um Modelo Psicoeducativo que é proposto no fim deste trabalho. Assim, o resultado do presente estudo contribui para a ampliação do entendimento da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, suscitando reflexões acerca de como o ensino pode promover condições que favoreçam o potencial dos alunos nas múltiplas dimensões ao longo da escolaridade.In recent years, researchers and several representative in the field of Psychology and Education have been addressing the need to evaluate and adapt the conventional education system. Different pedagogical models emphasize an education that goes beyond the acquisition of students' knowledge and cognitive skills toward the promotion of the student's entire development in its multiple dimensions. However, due to the dispersion of pedagogical models, it is necessary to know from a scientific perspective which course to proceed in order to prepare the current children and youth for an unpredictable future. In order to gather a deeper scientific knowledge about the multiple psychological factors (cognitive, affective, motivational and developmental) mediators of the teaching learning process of four known pedagogies, specifically Positive Education, Waldorf Pedagogy, the Method Montessori and school of the “Ponte”, we used a Systematic Literature Review that included a final sample of thirty-one scientific articles and dissertations published between 2001 and 2017. After identifying and interpreting the common psychological and psychopedagogical factors of the several pedagogies a psychoeducational model was elaborated that is proposed at the end of this work. Hence, the result of the present study contributes to broaden understanding of the complexity of the teaching-learning process, raising reflections on how teaching can promote conditions that favor the potential of students in multiple dimensions throughout schooling.porPedagogiasFatores psicológicos e psicopedagógicosDesenvolvimento holísticoModelo psicoeducativoPedagogiesPsychological and psychopedagogical factorsHolistic developmentPsychoeducational modelPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesPsicologia, educação e pedagogia: da revisão sistemática da literatura à proposta de um modelo psicoeducativomaster thesis202367223