Sousa, DiogoJesus, OctávioNóbrega, AdéritoAlves, Ricardo2018-01-052018-01-052016978-989-8805-10-2http://hdl.handle.net/10400.13/1751A Capoeira muitas vezes é designada de dança, de luta e de jogo, mas o mais importante nesta designação é saber que esta poderá ser aquilo que querermos dela, pois dependerá da forma como queremos abordá-la nas aulas ou até no nosso dia-a-dia. Isto tudo dependerá da metodologia a utilizar e da forma como pretendemos transformar os nossos alunos através desta atividade. Está é uma temática pertinente, pois segundo Figueiredo (1998), os Desportos de Combate (DC) têm visto o seu valor formativo a ser descurado pelos professores de Educação Física (EF), pelo que estes se baseiam em justificações/desculpas, para não abordarem, estes tipos de Desportos nas aulas de Educação Física. Os objetivos deste artigo passam por demonstrar que a Capoeira poderá ser mais uma alternativa viável à abordagem dos DC, assim como demonstrar que na escola não devemos procurar formar atletas, mas sim Homens, utilizando as diferentes matérias possíveis como meio de transformação, e não como um fim em si mesmo. Paralelamente a estes objetivos pretendemos analisar a perceção dos professores em relação à matéria dos DC e da Capoeira, perceber o que leva ou não à lecionação desta matéria nas aulas de Educação Física; analisar a perceção/satisfação dos alunos em relação à matéria dos DC e à experiência de Capoeira, após uma experiência em aula; perceber se existem diferenças na satisfação dos alunos entre a atuação de um professor com formação específica e de um professor sem formação específica em Capoeira. Este último objetivo será o ponto central da nossa discussão, pois segundo Figueiredo (1998) é uma das justificações que os professores utilizam para não lecionarem DC nas suas aulas.porDesportos de combateCapoeiraEducação física.Faculdade de Ciências SociaisAbordagem da capoeira na escolabook part