Coelho, Leonor Martins2022-10-262022-10-262015Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 7 (2015) 53-60.http://hdl.handle.net/10400.13/4723Pretendemos traçar as linhas gerais que atravessam os 3 farros. descida aos infermos. currespondências. Trata-se de um artefacto com acento posto numa textualidade que sublinha a inquietação criativa, a agitação estética e a consciência crítica de Alberto pimenta (a) e de António Aragão (A). nas missivas trocadas entre os dois autores, o efeito do enigma e de estranhamento, a irrisão paródica e uma obser vação desencantada dos padrões culturais, políticos e morais da época observada, acentuará o carácter irreverente e a maliciosa ironia das quarenta cartas que compõem o livro.2We aim to outline the general lines that are common to the three farros. descida aos infermos. currespondências. This artifact stresses a textuality that highlights the creative restlessness, aesthetical disquiet and critical awareness of Alberto pimenta (a) and António Aragão (A). In the letters they exchan ged, the enigma and estrangement effect, the parodic mockery and a disenchanted observation of the cultural, political and moral standards of the time stressed the irreverent character and malicious irony of the forty letters that make up the book.porAlberto PimentaAntónio AragãoDecifraçãoIroniaCríticaDistopiaDecodingIronyCriticismDystopia.Faculdade de Artes e HumanidadesOs 3 farros. Descida aos infermos. Currespondências de Alberto Pimenta e de António Aragão: textualidades criativas sobre um país e um mundo à derivajournal article