Fino, Carlos Nogueira2013-11-192013-11-192003Revista europeia de etnografia da educação = Ethnography and education european review = Revue européenne d'ethnographie de l'education = Revista europea de etnografia de la educación = Rivista europea di etnografia dell'education / org. Jesus Maria Sousa. - Funchal : Sociedade Europeia de Etnografia da Educação, 107 – 118 pp. - 2003, nº 3. - ISSN 1645-86991645 - 8699http://hdl.handle.net/10400.13/498O artigo começa por tentar esclarecer os conceitos de etnografia, por um lado, e de observação participante, por outro, bem como as diferenças e semelhanças entre observação participante e estudo de caso. A partir de um exemplo concreto – descrição interpretativa de uma cultura emergente numa turma de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico – é abordada a problemática da recolha de dados, incluindo a questão epistemologicamente crucial da definição de categorias de análise dos dados recolhidos. Com base em literatura pertinente, o artigo avança uma hipótese de organização daquelas categorias numa estrutura semelhante à das FAQs (frequently asked questions).porEtnografiaObservação participanteCategorias de análiseFAQ.Centro de Ciências SociaisFAQs, etnografia e observação participantejournal article