Joaquim, Ana Cristina2023-01-112023-01-112022http://hdl.handle.net/10400.13/4905Com o objetivo de sondar a noção de experiência literária, trata-se de observar o modo como António Aragão e Herberto Helder se dedicaram ao experimentalismo verbo-visual a partir da organização dos dois números da Revista de Poesia Experimental (1 e 2, publicadas respectivamente em 1964 e 1966). Trata-se de estabelecer uma relação entre a experiência perceptiva e a experimentação criativa, a partir do vínculo estabelecido entre o discurso verbal e o discurso visual, em que discussões sobre vida e obra participam de uma discussão sobre autoria. Para tanto, importa verificar, no âmbito da Poesia Experimental Portuguesa, questões subjacentes às noções de experiência e de experimento.This essay aims to probe the notion of literary experience, observing the way António Aragão and Herberto Helder dedicated themselves to verb-visual experimentalism through the organization of the two issues of the Revista de Poesia Experimental (1 and 2, published respectively in 1964 and 1966). It is, more specifically, establishing a relationship between perceptual experience and creative experimentation, based on the link established between verbal speech and visual speech, in which discussions about life and oeuvre participate in a discussion about authorship. Therefore, it is important to verify, within the scope of the Portuguese experimental poetry, the issues underlying the notions of experience and experiment.porPO.EXAntónio AragãoHerberto HelderExperiênciaExperimentoExperienceExperiment.Faculdade de Artes e HumanidadesAntónio Aragão e Herberto Helder: entre o experimentalismo e a experiência literáriajournal article10.34640/universidademadeira2022joaquim