Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaCunha, Maria Ascenção Pereira2016-01-202016-02-212014-06http://hdl.handle.net/10400.13/1006O presente relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em educação préescolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Espelha uma panóplia de experiências vivenciadas no desenrolar da intervenção pedagógica no pré-escolar, mais precisamente na escola EB1/PE do Ribeiro de Alforra na pré-A. A organização do relatório assenta na divisão de três capítulos. O primeiro dá ênfase à construção da identidade docente, enquanto docente reflexivo e investigador, bem como a importância do brincar em contexto pré-escolar, segundo as orientações curriculares. A criatividade das atividades e a presença de alguns sinais de inovação ao longo deste percurso foram a chave para as atividades serem mais motivantes. O capítulo seguinte expõe os intrumentos e técnicas de recolha de dados utlizados na minha prática, fundamentos metodológicos utilizados para a investigação-ação e a operacionalização através da construção de jogos. No que diz respeito ao último capítulo, é apresentada uma descrição e reflexão da intervenção pedagógica efetuada no pré-escolar, seguidas de uma reflexão final e da resposta à questão delineada para a investigação-ação. Por fim, são tecidas as considerações finais que expõem o enriquecimento deste relatório para o desenvolvimento pessoal.porEducação Pré-escolarIntervenção pedagógicaInvestigação-açãoCriançasBrincar e espaço exteriorEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicomaster thesis