Brazão, José Paulo GomesVieira, Susana Rodrigues2014-06-112014-06-112014-06-112013http://hdl.handle.net/10400.13/604O presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide sobre a prática pedagógica em dois contextos educativos, nomeadamente, numa sala de Educação Pré- Escolar (EPE) com crianças de idades compreendidas entre os três e os cinco anos e numa sala de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com idades entre os sete e 11 anos. O relatório de estágio pretende retratar a prática desenvolvida em ambas as valências e tem por objetivos descrever o trabalho realizado, refletir e fundamentar as opções metodológicas privilegiadas durante as intervenções in loco. Salienta-se que a prática pedagógica foi toda sustentada pela Investigação-Ação (I-A). Este método permite assumir uma atitude reflexiva e investigadora proporcionando uma intervenção adequada e de qualidade. Este apresenta-se estruturado em quatro partes onde se privilegia a concordância entre o enquadramento teórico, metodológico e a prática nos dois contextos.porIntervenção pedagógicaInvestigação-açãoAtitude reflexivaCriançasEducação de qualidadeEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisRelatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada nas Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão e de São Filipemaster thesis