Escórcio, CarolinaGouveia, HérculesNóbrega, AdéritoAlves, Ricardo2018-01-052018-01-052016978-989-8805-10-2http://hdl.handle.net/10400.13/1750A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas é cada vez mais uma realidade para os professores. A legislação vigente apoia e defende que todos, sem exceção, devem ter acesso à educação. As crianças e os jovens com necessidade educativas especiais estão a ser direcionadas para as escolas de ensino regular dando espaço para que pessoas com maiores limitações sejam integradas nas instituições de ensino de especial. Neste contexto os professores deparam-se com turmas com alunos muito heterogéneos. O nosso estudo procura compreender a realidade da escola inclusiva, através das perceções dos professores de Educação Física e dos alunos com NEE em escolas que possuem núcleo de estágio do concelho do Funchal. Utilizámos questionários adaptados de Avramidis e colaboradores (2000) e de Souza e Boato (2009) para a recolha de dados dos professores e de O’Rourke e Houghton (2006) para os alunos. Os dados foram analisados no SPSS 22. Grande parte dos professores afirma que a escola inclusiva é uma mais-valia pois auxilia no processo de socialização e promove a igualdade de oportunidades e refere, possuindo ou não formação, que as turmas inclusivas tornam a aula menos fluída.porAlunos com necessidades educativas especiaisEscola inclusivaProfessoresEducação física.Faculdade de Ciências SociaisAlunos com necessidades especiais – perceções: professores de educação física vs alunos com necessidades educativas especiaisjournal article