Mateus, Samuel André Alves2016-12-022016-12-022014Mateus, S. (2014). Regimes de visibilidade na publicidade mediatizada. Matrizes, 8(2), 259-281.1982-8160http://hdl.handle.net/10400.13/1288Refletindo sobre as relações entre política, media e publicidade, este artigo pondera as consequências que a visibilidade, no contexto da mediatização da esfera pública, provoca no campo político. Identificando alguns dos seus atuais regimes concluir-se-á que a visibilidade possui uma natureza ambivalente para a política, podendo funcionar, quer num registo sinóptico de vigilância e controlo social dos políticos, quer num registro potencial de construção de uma liderança carismática. É na negociação das fronteiras entre o privado e o público que atualmente se jogam politicamente as visibilidades, quer assumam a forma de um risco para a gestão da integridade da imagem pública, quer assumam uma oportunidade para fundar uma liderança carismática.porPublicidadePolíticaMediatizaçãoVisibilidadeCarisma.Faculdade de Artes e HumanidadesRegimes de visibilidade na publicidade mediatizadaVisibility regimes in mediatized publicityjournal articledx.doi.org//10.11606/issn.1982-8160.v8i2p259-281