Antunes, Ana P.Silva, CarolinaAraújo, Liliana2013-12-172013-12-172013Antunes, A. P., Silva, C., & Araújo, L. (2013). A dança como fator de desenvolvimento pessoal e de inclusão: Perceções de um grupo de dança inclusiva. Revista Portuguesa de Educação Artística, 3, 33-45.1647-905Xhttp://hdl.handle.net/10400.13/512Nos últimos anos a arte tem sido associada à promoção da inclusão. O objetivo deste trabalho é analisar as perceções do impacto do grupo de Dança Inclusiva, Grupo Dançando com a Diferença, no desenvolvimento pessoal e na inclusão social dos seus elementos. No estudo participaram 20 sujeitos: 12 bailarinos (cinco bailarinos sem necessidades especiais e sete com necessidades especiais), cinco elementos que fazem parte da equipa técnica, e três encarregados de educação de bailarinos com deficiência mental. A recolha de dados foi realizada através da realização de focus groups junto de bailarinos, encarregados de educação e equipa técnica, e de uma entrevista individual ao Diretor Artístico. Os resultados apontam genericamente para perceções do grupo como agente facilitador da inclusão e de mudanças ao nível da aquisição de competências técnicas e artísticas, associadas ao desenvolvimento de competências sociais, permitindo perceber a dança também como forma de realização profissional e de inserção social.porDançaInclusãoDança inclusivaNecessidades educativas especiaisOrientação vocacionalPapel social.Centro de Artes e HumanidadesA dança como fator de desenvolvimento pessoal e de inclusão: perceções de um grupo de dança inclusivaDance as factor for personal development and inclusion: perceptions of an inclusive dance groupjournal article