Mello, Janaina C.2023-01-032023-01-032022http://hdl.handle.net/10400.13/4871O Patrimônio Cultural tem sido contestado nas demandas de grupos sociais e et nias silenciadas na seleção, reconhecimento e difusão de tradições materiais e ima teriais (Iphan/Unesco). Novos espaços, abordagens, conceitos, autores e, sobretu do, a participação dos discentes como produtores de cultura para outras gerações, são necessários às metodologias contemporâneas do Ensino de História. A didática crítica de Rüssen aliada à pedagogia da autonomia de Paulo Freire constituem um itinerário, consciente e indutor de aulas extramuros da escola, capaz de motivar a reflexão na transformação da realidade.Cultural Heritage has been challenged in the demands of social groups and mu ted ethnicgroups in the selection, recognition, and dissemination of material and immaterial traditions (Iphan/UNESCO). New spaces, approaches, concepts, au thors and, above all, the participation of students as producers of culture for other generations, are necessary to contemporary methodologies of History Teaching. Rüssen’s critical didactics combined with Paulo Freire’s pedagogy of autonomy constitute an itinerary, conscious and inducing extramural classes from the school, capable of motivating reflection in the transformation of reality.porDidática críticaPatrimônio culturalEnsino de históriaHistóriaCritical didacticsCultural heritageHistory teaching.Faculdade de Ciências SociaisA didática crítica no ensino de história e patrimônio culturalbook part10.34640/universidademadeira2022mello