Soares, RogériaSousa, Jesus Maria2023-03-012023-03-012022http://hdl.handle.net/10400.13/5073Este artigo visa refletir sobre a responsabilidade social da educação superior, a sua relação com as políticas educacionais adotadas e os impactos das mesmas na formação discente, enquanto um dos elementos de pesquisa em curso, ao nível do doutoramento, a qual aborda diferentes aspetos da avaliação e regulação dos sistemas de qualidade da educação superior, buscando elemen tos convergentes e divergentes entre os contextos institucionais e políticos do Brasil e de Portugal. Numa análise comparada das práticas avaliativas de qualidade da educação superior do SINAES/MEC - Brasil e da A3ES - Portugal, pretende-se chegar aos sentidos e às identidades que as referidas práticas carregam em si, e, no caso deste artigo, ao modo como a responsabilidade social pode surgir escamoteada para segundo plano, num contexto marcado pela competitividade nacional e internacional, em que o conhecimento passa a ser considerado objeto a ser transacionado, mais do que ao serviço da comunidade.porEducação SuperiorAvaliaçãoSistemas de qualidadeResponsabilidade socialEstudo comparadoPortugalBrasil.Faculdade de Ciências SociaisA responsabilidade social nos sistemas de regulação e avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil e em Portugalconference object